facebooktwitter
  • Proteção Solar

    18 set 2017 | Postado em: Blog | Por: revistatravessura

    Dizer que é preciso usar protetor solar se tornou habitual nos dias de hoje. Quase todo mundo acaba passando o filtro solar, pelo menos, antes de ir para praia ou piscina, e pronto, está protegido!  Mas  será que está mesmo?

    Usar protetor solar ajuda a prevenir que a pele receba uma carga muito alta de radiação ultravioleta A e B que são responsáveis por várias doenças de pele entre elas o câncer de pele, e por acelerar o envelhecimento cutâneo e o surgimento de manchas. O que muita gente não sabe é que o câncer de pele é o câncer mais frequente no mundo, e ao contrário do que muitos acham, ele pode sim matar, além de causar sequelas.  Um dado que chama atenção é que 85% da radiação solar recebida por uma pessoa ocorrem nos primeiros 20 anos de vida, ou seja, é preciso criar o hábito de usar o protetor desde o início da infância.

    E você sabe o que é o protetor solar? O filtro solar é um produto aplicado na pele que pode ser dividido entre os filtros físicos e químicos. Os físicos irão proteger a pele refletindo os raios solares, já os filtros químicos são feitos de agentes que absorvem a radiação solar. A maioria dos filtros solares à venda no mercado são combinações de filtros físicos e químicos.

    E a partir de qual idade deve se usar protetor solar? Não é recomendado o uso de protetores solares antes dos seis meses de idade simplesmente por não haver estudos em crianças dessa faixa etária. Além disso, crianças dessa idade não devem se expor ao sol por períodos que necessitem de proteção solar. A partir dos seis meses, o ideal é usar filtros exclusivamente físicos porque estes têm menor chance de causar irritações e alergias. A partir dos dois anos já se pode usar filtros solares comuns,  mas em geral, ainda se recomenda o uso de produtos infantis, pois estes aderem melhor à pele e são feitos para minimizar a chance de causar alergias.

    E é tão simples como parece: só passar o protetor e estamos protegidos? Para que o protetor solar funcione é preciso ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada 2 horas ou antes disso em caso de suor excessivo ou contato com água ( mesmo de o filtro se disser a prova d´água!). Prefira aplicar o protetor ainda em casa, sem roupa e com calma para não esquecer nenhuma área.

    Existem outras maneiras de se proteger do sol? Além do protetor solar, é indispensável evitar o sol no horário das 10 às 16, usar chapéus ou bonés de abas largas, camisetas (de preferência com tecido que tenha proteção solar) e óculos escuros ( sim, inclusive as crianças).

    E o protetor solar oral funciona mesmo? Os protetores solares orais são indicados apenas para adultos e só devem ser utilizados quando indicados pelo dermatologista. Não devem ser usados sozinhos, ou seja, o fato de se tomar o protetor solar oral não dispensa o uso do filtro solar.

    Posso usar filtro com qualquer FPS?  É só passar pelo corpo e rosto todo? O ideal que seja um filtro com FPS 30 ou mais, ao contrário do que muita gente fala, faz sim diferença entre os filtros com FPS mais altos e os mais baixos. A quantidade de protetor solar que se utiliza também é importante, a cada aplicação em um adulto, o ideal seria se utilizar 30mL do produto e em crianças em quantidade vai variar de acordo com a idade: 1 ano – 9mL, 3 anos – 12,5 mL , 5 anos – 15 mL, 7 anos – 18 mL e 10 anos – 22mL. Na prática, a maioria das pessoas usa menos da metade da quantidade necessária.

    E filtro solar engorda ? Filtro solar causa câncer ? Não.  Muito cuidado com as ideias sensacionalistas e sem fundamentos que infelizmente  vemos hoje em dia. A maioria dos ativos que são usados para a produção dos filtros solares não são absorvidos pela nossa pele, eles apenas formam uma camada sobre a pele e portanto não podem causar estes efeitos colaterais .

    Mas e a vitamina D? A vitamina D é produzida após contato da pele com a radiação ultravioleta B, alguns alimentos também possuem vitamina D e há suplementos dessa vitamina. Para que uma criança produza a quantidade necessária de vitamina D ela deve se expor ao sol por 30 minutos ( sem roupa) ou 2 horas (com roupas)por semana.

    Pronto , agora sim, você pode curtir o sol com tranquilidade e segurança !  Não deixe de ir ao seu dermatologista regularmente para avaliação da sua pele e para que ele possa indicar os produtos adequados para você.

     

    Dra. Petra Sthur, dermatologista

     

     

     

Os comentários estão fechados.